Oi gente!!
Estudando um pouco sobre PNL, resolvi postar algumas dicas pra galera que ta começando a aprender um instrumento agora ou ta aprimorando os estudos e gostaria de saber como otimizar!
Então vamos lá, direto ao assunto:
1. Estude por partes!
Estabeleça uma meta plausível (aquela que você sabe que pode atingir) para o estudo do dia e FRACIONE o estudo, ou seja, divida a meta em partes. O nosso cérebro responde melhor quando começamos a memorizar as tarefas por partes, assim como memorizamos os números de telefone de 3 em 3 ou no máximo em grupo de 4. Depois de estudar as pequenas partes, estude a junção delas e assim progressivamente. Dessa maneira você aprenderá mais rapidamente e de maneira mais eficaz porque você não forçará tanto a memória e não errará tanto.
2. Não insista em seus erros!
Se você sentir que não está fazendo corretamente, pare. A menos que você tenha alguém pra te corrigir. Se você insistir em aprender errado, adivinha o que vai acontecer? Exatamente, dois trabalhos! Aprender e desaprender! por isso que tem tanto músico viciado em tocar errado por aí, simplesmente porque aprendeu errado e vai morrer tocando errado.
3. Estude passo-a-passo!
Só passe adiante no seu estudo quando tiver craque no que você ta fazendo. Eu sei que ficar tocando a mesma coisa parece ser desestimulante, mas pense que é parte do processo e vai ficar cada vez mais fácil. Foque no produto final e persevere!
4. Estude em intervalos pequenos!
Não adianta se matar horas e horas estudando! Seu cérebro cansa, seus dedos cansam e depois de 50 minutos nós não conseguimos mais render a mesma coisa que no início do estudo. Pra começar, intervalos de 20 a 30 minutos de cada vez. Podem ser várias vezes no dia, mas lembre sempre dos intervalos de descanso! Isso também ajudará você a não se frustrar e a não ficar entediado rapidamente.
5. Paciência é a chave!
Pratique primeiramente com lentidão, numa velocidade moderada em que você consiga executar com clareza os exercícios. Aos poucos aumente a velocidade, mas no seu tempo, respeite o seu tempo de aprendizado. Isso evitará maior número de erros e lhe deixará mais confiante!
6. Estude sem o instrumento!
Exercite a visualização, onde puder! Estude sem o violão no carro, no banheiro, lavando a louça, enfim... Reviva mentalmente as posições que você está praticando, pois o cérebro estuda quando visualiza também.
7. Estude com contexto!
Não saia estudando qualquer coisa por aí, informação é o que não falta! Encontre sentido ao que você está estudando, tenha sempre uma meta, um planejamento, um método, se preferir, e o siga! Quanto mais proximidade você tiver entre o novo, e o que você já sabe, mais rápido você aprende, por causa das conexões que fazemos.
8. Mova-se!
Não se acostume somente a tocar no conforto do seu quarto e com todo o seu equipamento porque na realidade, quando você for tocar de verdade não será assim! Mude sempre o ambiente, toque com os amigos, na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê! Kkkkkkkk verdade! Quando você se limita a tocar da mesma forma, no mesmo lugar, você se condiciona àquele meio e não vai ser bonito quando você for tocar fora do seu quadrado! Habitue-se a variar!
9. Dê significado!
Motive-se o tempo todo! Pergunte-se porque você quer aprender a tocar um instrumento. O que faz você sentir? Que benefícios vai te trazer na sua vida? Que mudanças estão acontecendo em você no processo? Perceba-se! Seja consciente o tempo todo e motivação não será um problema pra você!
10. Divirta-se!
Não adianta estudar estressado igual aquele meme do velhinho que ficou tão brabo que quebrou o violão! Lembre-se que é pra ser um momento de descontração, de diversão e relaxamento! Lembre-se do bem que a música faz! Divirta-se e seja feliz!!
Espero que você tenha gostado do post!
E vamos lá aprender um instrumento, que é bom demais!! \o/